Audi e Porsche surpreendidas com baixo custo de produção do Model 3

A resposta dos fabricantes de automóveis “tradicionais” à crescente vaga de Teslas no mercado tem sido “nós também vamos ter automóveis eléctricos ‘bons e baratos’ (daqui por uns anos)”, mas pelo menos a Audi e a Porsche parecem já ter sido obrigadas a mudar os seus planos.

A Audi e Porsche têm cooperado no desenvolvimento de uma plataforma conjunta para os seus futuros automóveis eléctricos, mas depois de terem analisado o Model 3 da Tesla parecem ter sido obrigados a reavaliar o seu projecto, pois o baixo custo de produção do Model 3 apanhou-se desprevenidos.

Aparentemente, a sua plataforma, para criar um veículos com características idênticas às do Tesla Model 3, ficaria 3.000 euros mais cara logo desde o momento de produção: um valor que, para um veículo que se espera poder chegar ao mercado com um valor base de 35 mil euros… se torna completamente incomportável.

É certo que também a Tesla não lançou ainda o seu modelo de 35 mil dólares (embora se vá aproximando disso); mas ver alguns dos maiores fabricantes serem obrigados a reajustar os seus planos devido a um modelo da Tesla, revela desde logo que terá sido um erro terem subestimado a marca, e também o desenvolvimento / investimento feito no Model 3. Eventualmente, lá conseguirão afinar os seus planos e trazer alternativas para o mercado… mas até lá, de pouco servirá , para quem procura um automóvel eléctrico para comprar “hoje”, a promessa de que lá para 2020 ou 2022 também terão carros eléctricos a bom preço…

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *