Ford apresentou versão ST do novo Focus

A Ford apresentou esta semana o novo Focus ST, proposta desenvolvida pela Ford Performance para oferecer as emoções e a agilidade de um compacto desportivo num formato de um confortável e prático modelo familiar.

O novo Focus ST tem como base a dinâmica de condução da quarta geração Focus e uma referência na classe, apresentando-se nos formatos de cinco portas e Station Wagon. A nova arquitectura “C2” da Ford foi melhorada com configurações exclusivas na suspensão, travagem e propulsores, de forma a proporcionar ao Focus ST a experiência de condução mais reactiva e ágil de sempre, em estrada e em pista.

A nova oferta de motorizações oferece aos condutores até mais 12 por cento de potência e mais 17 por cento de binário, face à anterior geração Focus ST. Os motores Ford EcoBoost 2.3 de 280 CV, a gasolina, e EcoBlue 2.0 de 190 CV, diesel, dispõem de generosos valores de potência e binário em toda a faixa de rotações, compatíveis com um desempenho desportivo.

A aplicação de um diferencial autoblocante electrónico (eLSD) num veículo de tracção dianteira, uma estreia na Ford, melhora significativamente o comportamento em curva e a estabilidade direccional da versão com motor EcoBoost, oferecendo uma resposta nítida às alterações nos níveis de aderência e às manobras do condutor através de uma actuação preventiva controlada por computador.

Estão disponíveis dois tipos de transmissões: uma caixa manual de seis velocidades e a nova, ágil e rápida caixa automática de sete velocidades. Pela primeira vez, o Focus ST dispõe de Modos de Condução Seleccionáveis, permitindo aos condutores ajustar o carácter do veículo ao cenário de condução.

Por sua vez, o Controlo Contínuo de Amortecimento (Continuously Controlled Damping, CCD) – de série nas versões EcoBoost de cinco portas – reforça a arquitectura SLA da suspensão traseira independente e garante a máxima sofisticação.

Como refere Leo Roeks, director da Ford Performance Europa, “tecnologias inteligentes como o eLSD e o CCD fazem do nosso novo Focus ST o melhor exemplo do ‘lobo em pele de cordeiro’ de sempre, bastando carregar num botão para passar de um requintado familiar para um eficaz modelo de elevado rendimento. Adoptámos conhecimentos de outros programas, incluindo o nosso superdesportivo Ford GT e o aclamado Focus RS, para desenvolver um carro desportivo de dimensões médias com um nível de flexibilidade único no seu segmento.

A Ford não revelou quando o novo Focus ST chegará a Portugal, nem o seu preço de venda ao público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *