Actualização para o HW Autopilot 3.0 da Tesla poderá ser feita em casa

Mesmo a propósito das preocupações que levantamos a propósito do processo de actualização gratuita para o hardware 3.0 do Autopilot da Tesla, Elon Musk veio clarificar que esse processo poderá ser feito em casa dos clientes e não implicará uma visita às oficinas.

Ao contrário das actualizações regulares de software da Tesla, que chegam aos veículos automaticamente e sem grande esforço, o processo de actualização para o HW3 do Autopilot será o primeiro grande teste de actualização de hardware que a Tesla terá que enfrentar – e complicado pelo volume de vendas do Model 3, que tem batido recordes: na Suiça o Model 3 foi o carro mais vendido, entre veículos eléctricos e não eléctricos, em Março.

Mas com este processo de actualização, levar centenas de milhares de veículos às oficinas para trocar o “cérebro” do Autopilot, era algo que estava a levantar algumas preocupações logísticas. E isto para não falar dos (muitos) casos em a oficina oficial mais próxima poderá estar a muitas centenas, ou milhares, de quilómetros.

Elon Musk vem agora sossegar os clientes, dizendo que o processo de instalação é relativamente simples e que, ao contrário do que tinha dito antes, poderá ser realizado por uma equipa móvel em casa dos próprios clientes ou em qualquer local onde o automóvel se encontre.

Segundo o fundador da Tesla, o novo HW3 elevará as capacidades do Autopilot a um nível bastante mais elevado. Enquanto o HW2.5 actual já está a gastar 80% da sua capacidade de processamento a lidar com o Autopilot actual, o HW3 (também chamado de Full Self Driving computer) precisa apenas de 5% a fazer as mesmas operações. Com o novo hardware, o carro poderá finalmente processar todas as câmaras em resolução total a cerca de 100 frames por segundo, e capacidade para – finalmente – cumprir a promessa de modo de condução autónoma total.

No próximo dia 22 de Abril deverão ser revelados mais alguns detalhes sobre a capacidade deste HW3, que poderá ser também o primeiro passo no sentido de poder mandar o carro trabalhar e ganhar dinheiro em vez de ficar estacionado.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *