Astronautas podem ficar “presos” na micro-gravidade

Estamos habituados a ver os astronautas no espaço a flutuar livremente pela estação espacial internacional, mas se ficarem perfeitamente imóveis e fora do alcance de algo que lhes possa servir de apoio, podem ver-se numa situação bastante ingrata de ficarem “presos” no ar.

O ambiente de microgravidade vivido a bordo da ISS e outras naves em órbita é o de mais aproximado que temos para podermos voar como super-heróis. E provavelmente, já muitos terão imaginado que essa actividade de voar poderia ser idêntica à de “nadar” pelo ar. Mas no entanto, o seguinte vídeo mostra-nos que não será bem assim.

Se um astronauta não tiver algo que sirva de apoio para dar o impulso para “voar” até outro ponto de apoio, arrisca-se a ficar parado no ar e terá algumas dificuldades para conseguir sair do sítio em que se encontra. Será preciso fazer alguns movimentos bem calculados para conseguir gerar algum movimento que lhe permita aproximar-se de algo que tenha por perto – mas até que o consiga… fará uma figura bastante cómica. 🙂

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.