Nissan e LOGIC vão testar a e-NV200 100% eléctrica para entregas ao domicílio

Naquele que será o maior teste que um automóvel eléctrico já fez em Portugal no sector da logística, a Nissan e a LOGIC, operador logístico especialista em entregas ao domicílio, vão colocar à prova a Nissan e-NV200 100% eléctrica em operações nos centros urbanos para entregas de last mile.

Durante 3 meses o comportamento da e-NV200 100% eléctrica vai ser testado numa das mais exigentes operações de transporte urbano de mercadorias, no âmbito de um programa que a Nissan Portugal e a LOGIC Logística Integrada se propõem realizar. Para o efeito vão utilizar uma Nissan e-NV200 na configuração de furgão nas entregas de encomendas ao domicílio, nas grandes áreas urbanas de Lisboa e Porto. As entregas não serão apenas de pequenos artigos, mas também grandes volumes chegando mesmo a paletes com materiais de construção e bricolage. A Nissan e-NV200 vai ser testada ao limite pois vai realizar as mesmas rotas e os mesmos serviços das viaturas a gasóleo.

A mobilidade eléctrica é um importante contributo para a sustentabilidade e para o aumento da eficiência energética no transporte. A responsabilidade ecológica e as vantagens da energia limpa e renovável, mas também as reduções dos custos de manutenção e a poupança em “combustível” conquistam cada vez mais utilizadores particulares e frotas de automóveis de passageiros.

Na Europa, a Nissan e-NV200 é já uma protagonista das entregas nas principais cidades – desde o Mónaco a Copenhaga, passando por Londres, Amesterdão e Oslo, entre muitas outras – e é esta experiência internacional que a Nissan pretende trazer para Portugal com a parceria com a LOGIC, demonstrando às empresas nacionais de transporte de mercadorias que a mudança para formas de distribuição mais sustentáveis é, não só possível, como compensadora do ponto de vista da rentabilidade dos seus negócios.

Abrir o caminho para a transformação, tendo como objectivo realizar 100% das entregas em automóveis eléctricos nas empresas logísticas é o grande desafio desta iniciativa. Esta é a primeira experiência em Portugal entre um fabricante de automóveis e um operador logístico no chamado last mile urbano, para uma recolha de dados em larga escala sobre o automóvel, a rede de carregamento e a morfologia das cidades, num contexto real e em várias operações logísticas, produzindo informação técnica essencial para preparar a utilização de automóveis eléctricos em grandes operações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *