Estudo demonstra benefícios de usar tapa-sol nas viaturas

Tipicamente, o Verão é uma época em que reinam as altas temperaturas prevalecer, pelo menos no nosso país. Isto significa que os carros podem estar mais sujeitos a alguns problemas e é necessário ter alguns cuidados adicionais com a manutenção das nossas viaturas.

Mas o calor também afecta o interior do veículo: quem nunca se queimou ao agarrar no volante ou a colocar o cinto de segurança depois de algum tempo estacionado ao sol? Daí ser importante a utilização de um tapa-sol, especialmente nesta época do ano.

O tapa-sol parece, à partida, um acessório muito simples, basta colocá-lo no para-brisas e a sua superfície em material reflector afasta os raios de sol do interior da viatura. No entanto, este acessório é fundamental e sua capacidade de dissipar o calor faz a muita diferença. Com um preço que em muitos casos é inferior a 10 euros, vale a pena comprar um, principalmente depois de ver alguns dados que mostramos abaixo e que foram retirados de um estudo elaborado pelo RACC.

O estudo foi realizado expondo a viatura a uma temperatura exterior de 25ºC e a níveis de radiação equivalentes aos que teríamos nesta época do ano durante 60 minutos.

Primeiro foi feito sem qualquer protecção para o carro e o resultado foi bastante dramático, já que o tablier alcançou temperaturas de até 77ºC , o suficiente para causar queimaduras, enquanto o interior alcançou uma temperatura de aproximadamente 43ºC.

Numa segunda ocasião, foi colocado um tapa-sol, com a viatura nas mesmas condições de temperatura exterior e radiação solar. Após uma hora, verificou-se que a temperatura do tablier era de 38°C, praticamente metade do que foi registado sem a protecção do tapa-sol. A temperatura do interior era de 32ºC, valor 11ºC abaixo da registada sem o tapa-sol e muito mais suportável pelo humanos.

Também foram feitos testes com as janelas fechadas e depois com as janelas abertas cerca de 3 cms, sem que se tenham registado diferenças significativas.

Com estes dados fica demonstrado que usar um tapa-sol no carro é bastante benéfico para os seus ocupantes, ajudando a evitar queimaduras e ondas de calor, que também podem ser elementos de distracção ao conduzir. De referir que a utilização do tapa-sol ajuda também a proteger o estado dos materiais do interior das viaturas, e diminui a necessidade de utilização do ar-condicionado, resultando num menor consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *