Alemanha exige postos de carregamento eléctrico nos postos de combustível

Para fomentar a compra de veículos eléctricos e aliviar o receio de ficar sem bateria, a Alemanha vai exigir que todos os postos de combustível tenham também postos de carregamento para automóveis eléctricos.

A medida não é inesperada, sendo que em muitos países vários postos de combustível já começaram a adicionar postos de carregamento por sua própria iniciativa – para não falar de casos mais extremos, de alguns postos de combustível que se converteram em postos exclusivamente para veículos eléctricos, em países onde a adopção dos eléctricos tem estado mais avançada.

De resto, faz total sentido que nos postos de combustível, onde já se junta o abastecimento de várias variedades de gasolina e gasóleo (e GPL nalguns casos), também o carregamento eléctrico passe a ser uma das opções – que a médio e longo prazo deverá começar a representar maior utilização face aos combustíveis fósseis.

Dito isto, há também que ter em conta que, para a maioria dos cidadãos e do uso típico dos automóveis, será mais que suficiente carregar o carro em casa à noite (ou no local de trabalho durante o dia, se houver essa possibilidade) e dispensar por completo a ida aos postos de combustível. Essa sim, é uma das grandes alterações nos hábitos de quem tem um eléctrico, e que é bem mais realista do que o “medo” de ficar sem bateria.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *