Tesla faz regressar Enhanced Autopilot mais económico

A Tesla parece estar a sentir o efeito do preço crescente da opção Full Self Driving do Autopilot, e volta a disponibilizar uma opção mais limitada a preço mais reduzido.

O preço da opção Full Self Driving tem aumentado ao longo dos anos, e agora situa-se nos 8.000 dólares nos EUA (€7.500 em Portugal). Um preço difícil de justificar quando a dita capacidade de condução autónoma total continua a não estar disponível, e nem sequer havendo data para isso – com a última promessa a ter sido um “salto de gigante” para breve, mas que Elon Musk já veio dizer que afinal iria estar um pouco atrasado.

Talvez isso esteja a fazer com que cada vez mais clientes optem por não pagar a opção FSD nos seus Tesla, ao ponto de fazer a Tesla lançar uma versão intermédia Enhanced Autopilot mais económica, que permite fazer alguma da condução autónoma, mas não as coisas mais avançadas, como o reconhecimento de stops, semáforos, e a condução em estradas citadinas.

Esta opção custará “apenas” 4.000 dólares, metade do que custa a opção FSD, mas terá como grande vantagem a possibilidade de ser activada nos Tesla sem necessidade de actualização do computador do Autopilot. Por isso, em vez de uma opção de 8.000 dólares que vem com grandes custos associados para a Tesla (substituir o computador Autopilot, num processo que pode demorar vários horas), esta opção de 4.000 dólares é basicamente “só lucro”, pois limita-se a tirar partido do hardware já existente no carro.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *