A Mercedes que saltar para o topo da eficiência dos automóveis eléctricos, com o Vision EQXX que terá autonomia superior a 1.200 km.
Apesar de em muitos casos a autonomia ser já um “falso problema”, continua a ser um dos factores que mais pesa na consideração de um automóvel eléctrico. Algo que a Mercedes quer erradicar por completo, elevando a autonomia para lá dos 1.000 quilómetros.
A ideia não é criar um carro com uma bateria imensa, capaz de fazer uma viagem de Pequim a Xangai (1.200 km) sem ter que recarregar. O protótipo Vision EQXX da Mercedes-Benz tem como missão ser o mais eficiente carro eléctrico alguma vez construído, capaz de tirar o máximo proveito de cada watt armazenado nas suas baterias.
Embora se trate de um protótipo, que utilizará a melhor tecnologia que a Mercedes conseguir criar, o objectivo é criar um modelo de referência que sirva de exemplo do que é possível atingir. E depois, gradualmente, ir fazendo com que essa tecnologia vá sendo aplicada nos veículos eléctricos de produção.
Mas por agora, nem sequer há datas para qualquer revelação ou demonstração deste EQXX, pelo que as suas prometidas melhorias terão, por agora, que ir para a gaveta com todas as demais promessas de baterias revolucionárias, que ano após ano, tardam em chegar.