Novas baterias de lítio prometem autonomia de 400 km com 10 minutos de carregamento

Investigadores criaram uma nova bateria de lítio com a qual dizem por um fim ao medo dos tempos de carregamento dos automóveis eléctricos, permitindo obter 400 km de autonomia com um carregamento de apenas 10 minutos.

Investigadores da Universidade de Penn State desenvolveram uma bateria de lithium iron phosphate que dizem poder ser produzida a baixo custo e que tem inúmeras vantagens para os automóveis eléctricos, a começar pela sua capacidade de carregamento e descarregamento rápido sem degradação. E o truque é relativamente simples.

Esta bateria tira partido de um sistema de auto-aquecimento rápido, que permite que a bateria atinja 60°C quando está a ser recarregada ou utilizada, e voltar à temperatura ambiente quando tal não é necessário. A esta temperatura a bateria pode ser carregada ou descarregada com o máximo de eficiência e praticamente sem degradação. Os investigadores dizem que a bateria deverá ter uma longevidade suficiente para circular mais de 3 milhões de quilómetros e, como vantagem adicional, utiliza apenas materiais comuns e baratos, sem necessidade de materiais problemáticos como o cobalto.

Graças a esta capacidade de carga rápida, os investigadores dizem que se pode usar uma bateria de menor capacidade – como uma de 40kWh – tornando os carros mais leves, já que deixa de contemplar a questão de esperar “horas” para recarregar um carro eléctrico. Mas, graças à sua capacidade para fornecer energia rapidamente, a bateria pode fornecer 300 kW de forma instantânea, permitindo a sua utilização em carros eléctricos de alto desempenho.

Tudo excelentes notícias; falta apenas saber: quando é que estas baterias chegam ao mercado?

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *