Ingenuity já voou em Marte

O pequeno helicóptero Ingenuity já fez o primeiro voo em Marte, tornando-se na primeira aeronave terrestre a voar noutro planeta.

Por agora o feito apenas pode ser observado por umas poucas fotos captadas pelo Ingenuity que mostram a sua própria sombra enquanto se elevava na atmosfera marciana, e pelo testemunho recolhido pelas câmaras do Perseverance, ainda com framerate reduzido.

Devido ao atraso nas comunicações, o Ingenuity tem que voar de forma completamente autónoma depois de receber as instruções de voo, mas o mais importante é que conseguiu validar a capacidade de voo em Marte, um planeta em que a densidade atmosférica é de apenas 1% da atmosfera na Terra, e que faz com que as suas hélices tenham que girar a 2.500 RPM em vez das 400-500 RPM que bastariam para voar no nosso planeta.

Ao longo das próximas semanas seguir-se-ão outros voos, abrindo o caminho para que drones voadores possam explorar zonas de Marte que estariam inacessíveis aos rovers terrestres.

Tendo em conta que as comunicações de Marte para a Terra são feitas a velocidades de 800-3000 bits por segundo (bits!), irá demorar vários dias até que se possa receber um vídeo que nos permita apreciar este momento histórico com melhor qualidade.

Actualização: Novo vídeo com mais frames.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *