Google Maps com rotas eficientes para poupar combustível e energia

A Google anunciou uma série de medidas para reduzir as emissões, e entre elas estão rotas mais eficientes no Google Maps.

Tradicionalmente, estamos habituados que os programas de navegação ofereçam duas opções para calcular as rotas: a rota mais curta, e a rota mais rápida. Mas em breve passaremos a ter uma nova opção no Google Maps, que permitirá escolher as rotas mais eficientes com menor consumo de combustível e/ou energia.

O que são estas rotas eficientes? São rotas que podem não ser as mais curtas ou rápidas, mas que optam por estradas mais planas, com menos trânsito, e que permitam manter uma velocidade constante em vez de se andar no “pára-arranca”. Para ser melhor, só se também permitisse evitar as viragens à esquerda perigosas – mas isso talvez acabe por ser feito pelo facto da rota preferir os caminhos contínuos sem paragens. E, lá mais para a frente, que tal uma opção que dê prioridade às descidas, para prolongar a autonomia nos carros eléctricos? 🙂

Por agora esta nova opção de navegação eficiente será lançada nos EUA, mas a Google promete fazer chegar esta funcionalidade à Europa no próximo ano (2022).

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *