O avião eléctrico Alice da Eviation poderá acomodar uma série de funções, do transporte de passageiros, ao transporte de carga.
A Eviation está cada vez mais próxima de possibilitar mais um passo no sentido da aviação sustentável não poluente, com o seu avião eléctrico Alice – que mostrou há poucos meses em versão final. Agora, mostra que tipo de interior poderá ter, em função das necessidades dos clientes.
O avião poderá funcionar como avião de passageiros, oferecendo até 9 lugares e 385 kg de malas, como avião executivo privado, com poltronas de luxo e espaço para guarda-roupa, e ainda como avião de carga, com capacidade para mais de 12 m3 de produtos.
As versões de passageiros poderão ainda contar com janelas panorâmicas de grandes dimensões, de 55 x 42 cm, e uma cabina com uma largura de 193 cm, que a Eviation diz ser a mais larga na classe.
Este avião eléctrico terá uma velocidade de cruzeiro de 407 km/h a 3 mil metros, tirando partido do seu baixo ruído de funcionamento, mas poderá atingir uma altitude de 10 mil metros se for necessário. A autonomia anunciada é de 814 km – mas podendo ser melhorada à medida que a tecnologia das baterias for evoluindo.
Os primeiros aviões deverão ser entregues aos clientes em 2026.