Honda abre 1º posto de troca de baterias em Tóquio

A Honda abriu o seu primeiro posto de troca de baterias – Honda Power Pack Exchanger e: – em Tóquio.

Com um aspecto bastante parecido com os postos da Gogoro, consiste numa estação de troca com módulos que permite carregar até 12 baterias por unidade, e que pode facilmente ser expandida com módulos adicionais em caso de necessidade.

A ideia é dispensar o tempo de carregamento, com os motociclistas a tirarem uma bateria carregada e colocarem a sua bateria descarregada, sem esperas.

As baterias seguem a especificação Honda Mobile Power Pack e: (MPP e:) que também conta com o suporte da Yamaha, Suzuki, Kawasaki e outras empresas, pelo que se evita a questão de ter múltiplos postos de carregamento proprietários diferenciados para cada marca separadamente. Cada bateria tem uma capacidade de 1.314 Wh e é recarregada em cerca de 5 horas, com estes módulos a também poderem funcionar como sistemas de armazenamento e estabilização de energia na rede eléctrica – e até funcionando de forma autónoma em caso de falha de energia da rede.

Veremos se este formato de troca atrairá os motociclistas, ou se preferirão os sistemas de carregamento em casa – sendo que, ambas as soluções podem coexistir pacificamente em conjunto, recarregando em casa para quem puder e tiver condições para isso, mas também permitindo a troca rápida caso se deseje.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *