Stellantis anuncia baterias integradas IBIS

A Stellantis está a apostar num novo sistema que dispensa o carregador e inversor tradicionais, integrando-os nas próprias baterias.

A Stellantis, em parceria com a Saft e Centro de Investigação Científica de França, estão a desenvolver o sistema IBIS – Intelligent Battery Integrated System – que diz resultar em baterias mais eficientes, não só para os automóveis mas também para soluções de armazenamento de energia para casas e outras aplicações.

Tradicionalmente, os automóveis eléctricos têm um pack de baterias que é acompanhado por um carregador, que faz a conversão da energia AC para energia DC adequada para as baterias, e a gestão do carregamento das mesmas. De forma idêntica, quando é necessário retirar energia das baterias, têm que passar por um inversor para transformar a energia DC em energia AC adequada para os motores. A ideia do IBIS aproxima-se um pouco da dos micro-inversores aplicados nos painéis solares, no sentido em que cada bateria individualmente passa a contar com um carregador e inversor integrado.

Além de poupar o volume do carregador e inversor tradicional, este sistema também faz com que cada bateria faça a sua própria gestão de forma completamente independente, contribuindo para uma maior longevidade – e a Stellantis acredita que o resultado é muito mais eficiente que o sistema usado actualmente, planeando fazer a transição nos carros eléctricos do grupo para esta tecnologia no final da década.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *