Hyundai mostra Ioniq 5 que vira as 4 rodas

A Hyundai demonstrou no CES 2024 a sua mais recente geração da tecnologia e-Corner aplicada num Ioniq 5, que permite virar as quatro rodas independentemente.

Não é a primeira vez que a Hyundai demonstra esta tecnologia, que faz com que um carro adquira a capacidade de fazer todo o tipo de manobras, incluindo andar de lado para estacionar sem problemas, girar a 360° no lugar, girar sobre o eixo frontal ou traseiro, ou circular na diagonal.

A Hyundai volta a referir que, embora o sistema tenha sido aplicado num Ioniq 5, é apenas para efeitos de demonstração da tecnologia. Adicionalmente, importa relembrar que a marca tem demonstrado o sistema e-Corner ao longo dos últimos anos, e até ao momento ainda não lançou qualquer modelo no mercado com esta tecnologia. No entanto, este último modelo apresentado parece ter um nível de qualidade e acabamentos que indica que o sistema está pronto para dar esse passo, podendo sinalizar que a Hyundai o venha a lançar num modelo citadino num futuro não muito distante.

Depois só será preciso ter em consideração que o carro à nossa frente já não terá forçosamente que estar alinhado com o seu sentido de marcha, potencialmente podendo estar a deslocar-se para o lado, ou a rodar, ou a fazer todo o tipo de coisas que tradicionalmente não deveriam ser possíveis num automóvel – mas para acautelar isso, além de todo um sistema de câmaras e sensores, a Hyundai até propõe o uso de projectores que sinalizarão estas manobras aos demais condutores e peões.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *