Num cenário que se vai repetindo de forma algo frequente, desta vez é a Mini a proceder à recolha de 140 mil Cooper SE eléctricos devido a problemas na bateria que podem provocar incêndios.
A Mini está a proceder à recolha de mais de 140.000 veículos eléctricos (EVs) a nível global devido a um risco potencial de incêndio relacionado com um problema na bateria. A recolha abrange os modelos Mini Cooper SE de 2020 a 2024 por possíveis falhas no sistema de alta tensão da bateria.
De acordo com o Relatório de Segurança da NHTSA, as baterias de nestes veículos podem não ter sido fabricadas de acordo com as especificações da marca, o que poderá causar curtos-circuitos e sobreaquecimento da bateria, resultando num incêndio. Este risco pode ocorrer mesmo quando o veículo não está em uso. Até agora, foram relatados alguns incidentes relacionados com este problema, incluindo um “evento térmico” num Mini nos EUA em Outubro de 2023, e outro na Alemanha em Janeiro de 2024. No entanto, não foram registados ferimentos ou acidentes associados a estes incidentes.
Para resolver o problema, a Mini lançará uma actualização de software para os veículos afectados. Esta actualização inclui uma função de diagnóstico que detecta falhas na bateria de alta voltagem e reduz automaticamente a sua carga para menos de 30%. A actualização é gratuita mas pode obrigar os proprietários a dirigirem-se às oficinas da marca para ser aplicada.