O novo Opel Grandland, o SUV topo de gama da marca alemã, apresenta um design inspirador e soluções inovadoras, concentra-se no essencial em termos de funcionamento e é electrificado em todas as variantes.
O novo Grandland combina uma aparência elegante com pormenores práticos e muitas características que reduzem a pegada de carbono. Estas incluem a condução sem emissões locais, juntamente com baterias recicláveis e reparáveis, bem como a utilização de materiais reciclados no interior e a ausência de elementos cromados na carroçaria. O modelo recém-chegado exemplifica, portanto, o “Greenovation made by Opel”.
O exterior do novo Opel Grandland estabelece padrões. O Grandland é o primeiro modelo de produção a apresentar o emblema iluminado “Blitz” da Opel e integra-o, bem como a inovadora tecnologia “Edge Light”, no novo Opel Vizor 3D. A iluminação utiliza apenas faróis LED economizadores de energia, incluindo a luz adaptativa Intelli-Lux HD, líder de mercado.
A secção traseira do Grandland também combina estilo com conservação de recursos. Pela primeira vez, os clientes podem apreciar uma inscrição OPEL iluminada, enquanto o nome do modelo GRANDLAND já não aparece em letras cromadas, mas sim gravado no centro da porta da bagageira – apenas um exemplo de como a Opel dispensou as aplicações cromadas no design da carroçaria do Grandland.
Naturalmente, a Opel também tem em conta a abordagem “Greenovation” no que diz respeito aos sistemas de propulsão; todos os Grandland são electrificados – como um híbrido com tecnologia de 48 volts, totalmente eléctrico ou, posteriormente, também como um híbrido plug-in – e, assim, reduzem as emissõesde CO2. Isto é possível graças à plataforma STLA Medium, que foi especialmente concebida para veículos eléctricos a bateria e que está a ser utilizada pela primeira vez num Opel com o novo Grandland. A arquitectura pode integrar um conjunto de baterias particularmente plano com uma capacidade de até 98 kWh. Desta forma, o novo Grandland Electric poderá, no futuro, percorrer até quase 700 quilómetros sem emissões locais e sem parar para carregar.
Outro factor para minimizar a pegada de carbono são as próprias baterias. Estas fazem parte da economia circular de recursos promovida pela Opel, que se baseia nos chamados quatro “R”: reparar, recondicionar, reutilizar e reciclar. Para tornar isto possível, foi criada uma “Battery Shop” especificamente no local de produção do novo Grandland em Eisenach.