Porsche cria motor de 6-tempos

A Porsche criou um motor de 6-tempos que diz ser mais eficiente e poderá prolongar o uso dos motores a combustão para as décadas futuras.

Estamos familiarizados com os motores de combustão a 4-tempos, usados em praticamente todos os automóveis que circulam nas estradas, e também com os motores a 2-tempos, usados em coisas que vão de motos de competição a motores de corta-relvas; mas em breve poderemos começar a achar igualmente comuns os motores de 6-tempos. Pelo menos, é isso que a Porsche propõe.

Usando um engenhoso sistema que varia o curso dos pistões, a Porsche adicionou dois tempos extra ao habitual ciclo de admissão, compressão, combustão, no qual são readmitidos gases de exaustão para reaproveitamento da sua energia – de forma algo equivalente ao que é feito pela válvula EGR.

Se faz sentido desenvolver e apostar em tecnologia de combustão numa altura em que se faz a transição para os veículos 100% eléctricos? Isso é algo que só o futuro dirá, mas pode fazer sentido sob a vertente dos combustíveis sintéticos com emissões neutras, que continuam a ser vistos como um dos potenciais caminhos a seguir (embora os críticos digam que não faz sentido manter o enorme desperdício de manter toda a infraestrutura e perdas de eficiência na produção desses combustíveis, distribuição, e utilização).

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *