
A Hyundai apresentou oficialmente o IONIQ 3, um hatchback 100% elétrico pensado para o quotidiano europeu.
Com uma carroçaria do tipo “Aero Hatch”, silhueta otimizada para aerodinâmica (Cx de 0,263) sem sacrificar o espaço interior, o modelo traz cinco lugares reais, bagageira de 441 litros e piso plano.

A plataforma é a E-GMP de 400V, partilhada com outros modelos do grupo Hyundai, e estão disponíveis duas versões de bateria: 42,2 kWh com autonomia WLTP de 344 km, ou 61 kWh com até 496 km. O carregamento rápido DC leva a bateria dos 10 aos 80% em cerca de 29 minutos; em AC suporta até 22 kW.
Em termos de tecnologia, estreia o sistema de infoentretenimento Pleos Connect, baseado em Android Automotive OS, com ecrãs até 14,6″. Inclui ainda Digital Key 2, Plug & Charge, V2L (Vehicle-to-Load) e planeador de rotas para elétricos.

Nas dimensões, o IONIQ 3 mede 4.155 mm de comprimento com 2.680 mm de distância entre eixos — generosa para a categoria. O motor desenvolve 107,8 kW (147 cv) e 250 Nm, com velocidade máxima de 170 km/h.
O modelo foi concebido na Europa e será produzido na fábrica turca de İzmit.
