Camião Mercedes autónomo

Já vimos vários casos de automóveis que não necessitam de intervenção humana para circular pelas estradas e hoje chega-nos o caso de um camião autónomo que a Mercedes está a desenvolver, o denominado projecto “Future Truck 2025”.

MB_FT2025_01

Se o design futurista deste protótipo já seria motivo de destaque, a principal novidade é o facto da Mercedes garantir que dentro de 10 anos será possível ver camiões autónomos da marca alemã a percorrer as estradas do continente europeu.

MB_FT2025_02

Entre as tecnologias utilizadas neste projecto, destaca-se o sistema de câmaras e radares com alcance até 250 metros, que ainda inclui radares específicos para curtas e médias distâncias. Existe ainda uma câmara estereoscópica com alcance de 100 metros e uma área de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical, que consegue detectar o número de vias na estrada e a presença próxima dos mais variados objectos, como por exemplo, peões e animais.

MB_FT2025_03

Mas os actuais camionistas podem ficar descansados porque não vão perder o posto de trabalho, uma vez que apesar destes protótipos não necessitarem de um motorista (como os conhecemos actualmente), vão precisar de um “gestor de transporte”, que terá como principal função garantir que todos os sistemas funcionam de forma correcta.

 

[youtube http://youtu.be/RIe9gSRBQTk]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *