UOU – um “carro” eléctrico português a partir de €3.500

De capota transparente e aspecto futurista, o UOU é um veículo 100% eléctrico, concebido e fabricado em Portugal, que tem capacidade para duas pessoas e pode ser uma solução para quem faz, sobretudo, percursos urbanos.

UOU_01

Segundo Isa Silva e Hugo Teixeira, os responsáveis por este projecto nacional, “o UOU é um veículo 100% eléctrico, económico, prático e versátil, na vanguarda de uma mobilidade contemporânea com um sistema de micro-geração de energia e projectado para as smart cities do futuro”.

O carregamento do UOU pode ser feito através de qualquer tomada doméstica convencional, ou seja, poderá ser carregado em qualquer lugar – desde que exista comprimento de cabo suficiente 😉

UOU_02

O UOU tem autonomia para percorrer entre 40 a 60 quilómetros, dependendo do tipo de percurso e da produção de energia do próprio condutor. Uma das inovações do UOU é o seu sistema de micro-geração de energia, que utiliza uma espécie de “sistema de steps – semelhante aos usados nos ginásios – que o condutor pode pisar, recarregando as baterias em pleno andamento.

Uma vez que o UOU é considerado um velocípede, o seu condutor não necessita ter carta de condução e poderá inclusivamente circular nas ciclovias.

UOU_03

Neste momento, ainda só existe uma unidade do UOU, que está disponível para test drive no Europarque, em Santa Maria da Feira, mas estão a ser produzidas (em Ovar) mais 10 unidades que estarão disponíveis para serem comercializadas a partir do início de Junho, com preços a partir de €3.500

Apesar do seu tamanho diminuto, o UOU tem bagageira e inclui um sistema de controlo remoto de abertura e fecho da capota.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *