O finlandês Jari-Matti Latvala, em Volkswagen Polo WRC, foi o vencedor da edição deste ano do Rally de Portugal, a quinta prova da temporada do WRC, alcançando o 13º triunfo da sua carreira.
Latvala liderou a prova desde sexta-feira, conseguindo conservar o comando nas três derradeiras especiais, na região do Minho, perante a ameaça do francês Sébastien Ogier, tendo terminado o rally com um tempo de 3h30m35,3s, com uma vantagem de 8,2 segundos para o bicampeão do mundo, enquanto o norueguês Andreas Mikkelsen ocupou a terceira posição, a 28,6 segundos, num domínio avassalador da Volkswagen, que conseguiu arrecadar os três lugares do pódio
Vencedor das três primeiras provas da época (Monte Carlo, Suécia e México), o Sébastien Ogier consolidou a liderança da classificação do mundial de pilotos, com 105 pontos, enquanto Andreas Mikkelsen subiu ao segundo com 63, trocando de posição com o norueguês Mads Ostberg (Citroën). O finlandês Jari-Matti Latvala conseguiu os primeiros pontos da época, tendo subido ao sexto lugar do campeonato, com 46 pontos.
[youtube https://youtu.be/GHAoMaXlUwE]
A prova ficou ainda marcada por um espectacular acidente protagonizado pelo Ford Fiesta R5 pilotado por Jari Ketomaa, no salto da Pereira. Apesar do aparato, tanto o piloto como o navegador sairam ilesos.
[youtube https://youtu.be/U2LPS0F9B88]