Construtores automóveis unem-se para criar rede de carregamento eléctrico super-rápida

Alguns dos maiores construtores automóveis a nível mundial, como o Grupo BMW, Daimler AG, Ford e Grupo Volkswagen, assinaram recentemente um memorando de entendimento para a criação da maior rede de carregamento eléctrico da Europa.

O objectivo deste memorando de entendimento é o rápido crescimento do número de postos de carregamento de forma a permitir viagens “de longo curso” aos condutores de veículos eléctricos. Este será um passo importante para facilitar a adopção dos veículos eléctricos por condutores que necessitam de percorrer grandes distâncias com as suas viaturas.

O projecto desta rede de carregamento super-rápida baseia-se em níveis de potência até 350 kW e será significativamente mais rápida que os sistemas de carregamento utilizados actualmente. A construção desta rede deverá iniciar-se já no próximo ano e estão previstos cerca de 400 locais de carregamento em toda a Europa. Até 2020, os condutores deverão ter acesso a milhares de pontos de carregamento de alta potência. O objectivo é permitir viagens de longa distância através de estações de carregamento de rede aberta ao longo de estradas e vias rápidas, algo que até agora não é possível, sendo um dos grandes entraves a uma maior popularidade dos veículos eléctricos. Outro dos objectivos deste memorando de entendimento é que a experiência de carregamento possa evoluir para ser algo tão comum como um reabastecimento em postos de gasolina convencionais.

Esta rede será baseada na tecnologia Combined Charging System (CCS), que permitirá a carga rápida das baterias das viaturas, utilizando uma potência até 350 kW, numa fracção do tempo gasto actualmente no carregamento. A rede destinar-se-á a servir todos os veículos equipados com a tecnologia CCS, de forma a facilitar a adopção dos veículos eléctricos em toda a Europa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *