Tesla converte ilha de Samoa para energia 100% renovável

A ilha de Samoa é mais uma das que decidiu adoptar a tecnologia da Tesla para se livrar das suas centrais de energia a combustíveis fósseis, no caminho para depender exclusivamente de fontes de energia limpas e renováveis.

Samoa tem feito um enorme investimento na transição para energias renováveis, e para tornar isso possível passa a contar com dois parques de baterias Tesla Powerpack num total de 13.6MWh, que permitem estabilizar a rede e gerir as diversas fontes de energia disponíveis: solar, eólica e hidroeléctrica.

Para isso contribui também o sistema de gestão em tempo real da Tesla – o Grid Controller – que permite monitorizar e ajustar instantaneamente as condições da rede em função das necessidades de cada momento, tendo em conta as fontes de energia mais produtivas. Neste momento cerca de metade da energia consumida é renovável, e Samoa espera conseguir que isso passe para 100% em 2025. Um marco que evitaria importar milhões de litros de gasóleo para as suas centrais de energia, acabando com a dependência externa (também as correspondentes emissões poluentes).

… De ilha em ilha, pode ser que se vá convencendo o resto do mundo.

 

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *