Volvo mostrou em Los Angeles os seus avanços na área da condução autónoma

A Volvo e a Luminar mostraram, no Salão Automóvel de Los Angeles (Automobility LA), os seus mais recentes avanços tecnológicos em matéria de condução autónoma.

A marca sueca e esta start-up especializada no desenvolvimento de sensores para automóveis autónomos revelam os sensores LiDAR e as capacidades de percepção mais avançadas da indústria.

O desenvolvimento em curso da tecnologia LiDAR, que utiliza a emissão de impulsos de luz para detectar objectos, é um elemento crucial no desenvolvimento de automóveis com condução autónoma mais seguros. Os automóveis equipados com esta tecnologia conseguem circular, de uma forma segura e mais rápida, em ambientes de elevada complexidade rodoviária, pois possuem melhores capacidades de percepção a longo alcance.

A tecnologia LiDAR poderá ajudar a concretizar a visão da Volvo para a condução autónoma. O seu desenvolvimento e a melhoria das capacidades de percepção são alguns dos muitos caminhos que a Volvo e os seus parceiros estão a seguir com vista à introdução de veículos totalmente autónomos.

Estas novas capacidades perceptivas tornam possível detectar as formas humanas com um nível de detalhe superior e que não é possível para os sensores actuais. Adicionalmente, esta nova tecnologia permite ainda detectar objectos a uma distância até 250 metros, um alcance bastante superior ao da tecnologia LiDAR actual.

A Volvo está fortemente empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção actualmente existente na indústria automóvel.

No início deste ano, a Volvo adquiriu, através do Volvo Cars Tech Fund, uma parte da Luminar naquele que constituiu o primeiro investimento deste fundo destinado a investir nas tendências tecnológicas estratégicas que estão atualmente a transformar a indústria automóvel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *