Tesla Model 3 recupera de derrapagem sem intervenção do condutor

O condutor de um Tesla Model 3 passou por uma situação aterradora quando o seu veículo se descontrolou numa estrada com gelo, mas dizendo que recuperou o controlo automaticamente sem que tivesse tocado no volante.

O incidente, captado em vídeo, mostra um Model 3 a ficar completamente “fora de controlo” – mas conseguindo recuperar a marcha em poucos segundos de forma surpreendentemente natural.

Embora os sistemas de controlo de estabilidade existam há anos e existam precisamente para ajudar a recuperar o controlo em situações complicadas, o facto desta recuperação ter sido feita sem que o condutor tenha tocado no volante (ou pelo menos assim diz) é impressionante. E isso coloca-nos perante um grande dilema: no Model 3, oficialmente, os condutores deverão manter as mãos no volante mesmo durante a condução autónoma. Assim sendo, numa situação como esta será melhor que o condutor tente recuperar o controlo, ou já chegamos ao ponto em que seria mais eficiente largar o volante e deixar que o carro tratasse do assunto?

Suspeito que iremos passar por novo processo ao estilo do que aconteceu na fase de adopção do ABS, em que muitos condutores “veteranos” não pressionavam o travão a fundo devido ao seu historial de terem que dosear a pressão para tentarem manter o controlo em estradas escorregadias – e assim desperdiçavam a vantagem do ABS.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *