Tesla Model S e X sem adaptador CHAdeMO na Europa

Ao contrário do Model 3, que vem equipado com ficha CCS para os carregadores mais comuns na Europa, os Model S e Model X terão que comprar um adaptador que não virá incluído de origem (e ainda sem preço definido).

Seria bom que nos automóveis eléctricos os fabricantes tivessem aderido a um único standard universal para as fichas mas, como já seria de esperar, não é o caso. Embora os possuidores de Tesla dêem obviamente preferência aos postos de carregamento Supercharger, pode dar-se o caso de também os quererem recarregar em postos genéricos, e é nessa situação que se torna conveniente poderem utilizar a ficha CCS popular na Europa nos postos de carregamento rápido.

tomada CCS do Model 3

O Model 3 já vem equipado com esta ficha, mas para os Model S e Model X, será necessário recorrer a um adaptador CHAdeMO – um adaptador que a Tesla inadvertidamente disse que seria incluído de série nos modelos vendidos na Europa, mas que veio a rectificar posteriormente, dizendo que afinal estaria disponível apenas como opcional, sem indicação do preço.

… Considerando que estamos a falar de modelos com preço acima dos 100 mil euros… seria talvez simpático ter mantido a indicação inicial, e oferecer isso de série.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *