Repsol abre a estação de carregamento eléctrico mais potente da Europa

A Repsol abriu a estação de carregamento mais potente para veículos eléctricos na Europa.

A instalação, localizada na autoestrada A8 em Abanto-Zierbena (Biscaia), possui quatro terminais de 400 kW que permitem o carregamento das baterias de veículos que conseguem suportar a sua potência máxima entre cinco e dez minutos, um tempo equiparável ao necessário para o abastecimento convencional.

Esta estação de carregamento está na vanguarda da tecnologia de veículos eléctricos, pois pode fornecer mais energia do que o máximo de 350 kW disponível até agora nos pontos de carregamento de carros e carrinhas na Europa. Além disso, estas unidades garantem a distribuição ideal da energia disponível nas instalações entre os quatro veículos que podem estar ligados em simultâneo.

Esta é a segunda estação de carregamento ultra-rápido na Península Ibérica. A primeira iniciou as suas operações no dia 1 de Abril na autoestrada A1, em Lopidana (Alava), também num posto de serviço da Repsol.

A Ibil, detida em conjunto pela Repsol e pelo Basque Energy Board (EVE), foi a empresa responsável pelo desenvolvimento do projecto, desde o design e execução da instalação, incluindo a infraestrutura eléctrica associada, até à operação do sistema, assinalando um importante marco tecnológico. Além disso, os inversores e os terminais de carregamento foram fabricados pela Ingeteam, e o centro de transformação completo foi fornecido pela Ormazabal.

A Repsol possui 36 pontos de carregamento rápido nas suas estações de serviço e participa, através do Ibil, numa rede com mais de 1.700 pontos de carregamento, 230 dos quais acessíveis ao público. A empresa prevê a instalação de novos pontos de carregamento ultra-rápidos nos próximos meses. Em Portugal a empresa possui 4 Postos de Carregamento Eléctrico Rápidos localizados em Estações de Serviço da marca.

Com a inauguração desta instalação de carregamento de veículos eléctricos, única na Europa, a estação de serviço de Ugaldebieta torna-se uma referência em inovação na rede rodoviária da Península Ibérica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *