Tesla prepara revolução nas baterias com custo reduzido

A Tesla tem estado a preparar caminho para produzir as suas próprias células de bateria, e com isso afastar-se ainda mais dos seus concorrentes, atingindo o marco de baterias com um custo de $100 por kW.

A aposta da Tesla na produção de baterias tem estado a compensar, com a concorrência a ser incapaz de produzir baterias em número suficiente para lançar automóveis eléctricos em volume suficiente para enfrentar a Tesla. Mas, enquanto os fabricantes se apressam a tentar resolver essa questão, a Tesla parece estar novamente um passo à frente, preparando-se para voltar a fazer “tremer” o mercado.

A Tesla tem feito aquisições, de especialistas, empresas e tecnologia relacionada com baterias, que faz com que esteja praticamente confirmada a sua intenção de começar a produzir as suas próprias células de bateria. Células essas que não só irão aumentar a densidade energética, como – tão ou mais importante – irão possibilitar uma redução de preço significativa, para os $100 por kW.

Este tem sido o patamar “mágico” apontado por muitos especialistas para o ponto em que se torna possível começar a produzir e vender automóveis eléctricos com autonomia idêntica aos seus congéneres com motores a combustão a preço idêntico, sem necessidade de subsídios estatais para os tornar mais apelativos.

É esperado que a Tesla revele mais detalhes sobre estes seus planos em Abril, no seu dia “Battery Investor Day”, mas se tal se vier a confirmar, será uma nova dor de cabeça para todos os demais fabricantes de automóveis… que a somar ao problema de encontrar fornecedores de baterias em volume suficiente, também se verão também na difícil posição de tentar igualar os preços das baterias da Tesla.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *