Novas baterias carregam a 90% em 6 minutos

Investigadores dizem ter conseguido criar novas baterias Li-ion que podem ser carregadas e descarregadas a alta velocidade sem se danificarem, antevendo carros eléctricos que possam ser carregados a 90% em apenas 6 minutos.

Devemos o nosso mundo moderno dos dispositivos móveis (dos smartphones aos automóveis eléctricos) às baterias Li-ion, mas há ainda muito pela frente para melhorar. Estas baterias não são propriamente muito amigas das cargas e descargas rápidas, que danificam a sua estrutura interna, levando à sua perda de capacidade a cada carregamento. Mas investigadores dizem ter conseguido criar uma nova estrutura de Li-ion que permitirá um desempenho bastante superior.

Segundo eles, a sua bateria é capaz de ser carregada a 90% em apenas 6 minutos e, não menos impressionante, pode descarregar 58% da sua energia em apenas 18 segundos. Capacidades que abririam novos campos de aplicação às baterias Li-ion, para além de removerem algumas das limitações que a elas são associadas. E isto mantendo uma vida útil para 2.000 ciclos, idêntico ao das baterias Li-ion no mercado.

A grande questão é que, já estamos habituados a ler / ver / ouvir promessas de saltos revolucionários nas baterias serem feitas de forma regular a cada poucas semanas, mas ver realmente essas melhorias chegaram ao mercado… isso é que tem sido mais complicado.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *