Aston Martin junta-se à Mercedes como Safety Car da Fórmula 1

O ano de 2021 marca o regresso da Aston Martin à Fórmula 1, mas não é só com o AMR21 que a marca britânica se vai mostrar nas pistas, pois também o Vantage e o DBX vão passar a marcar presença nos circuitos deste campeonato.

O Aston Martin Vantage vai passar a dividir com o Mercedes AMG GT R a responsabilidade de ser o Safety Car nas provas de Fórmula 1 da temporada 2021, quebrando o “monopólio” de 25 anos da marca alemã nesta tarefa.

Para além do Vantage, também o SUV da marca britânica, o DBX, vai ser presença habitual nas corridas, desempenhando a função de Medical Car, alternando com a Mercedes C 63 S AMG; ambas as viaturas médicas estarão equipadas com diversos equipamentos como um desfibrilhador, saco de equipamento médico e kit de tratamento de queimaduras.

Nesta versão Safety Car do Vantage a Aston Martin efectuou algumas alterações, nomeadamente na caixa de velocidades, direcção, suspensão, amortecedores e ao nível aerodinâmico onde se destaca um lábio dianteiro que permite criar 155,6 kg de “downforce” a 200 km/h, mais de 60 kg do que a versão normal do Vantage, para além de uma asa traseira de dimensões generosas e uma nova grelha dianteira. Também o motor sofreu algumas alterações, estando esta versão do Vantage equipada com um bloco V8 biturbo de 4.0 litros, com 535 cv de potência, mais 25 cv que a versão original, e 685Nm de binário, o que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos.

Já o DBX é uma versão que conta com o habitual bloco V8 de 4.0 litros biturbo, com 551 cv de potência e 700Nm de binário e aceleração dos 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

Os novos Safety Car e Medical Car da Aston Martin farão a sua estreia oficial já no 28 de Março no GP do Bahrain, a primeira prova desta temporada, que regressa ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a 2 de Maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *