DACIA revela nova identidade visual

Desde a apresentação do seu plano estratégico para 2021 que a Dacia anunciou que toda uma nova página na história da marca se iria abrir e esta tomou forma esta semana, com a evolução da sua imagem: novo logo, novo emblema, novas cores, novo território… mas sem renunciar ás suas origens.

Se a receita que esteve na origem do sucesso da marca permanece a mesma, é sob a luz de um novo dia que ela se apresenta para reafirmar os seus valores de simplicidade, autenticidade e robustez, sempre a um preço competitivo. Denis Le Vot, Diretor Geral, caracteriza a Dacia como “a marca que redefine, permanentemente, o que é essencial na indústria automóvel“. A marca que combina o “acessível” com o  atractivo”. Um posicionamento sempre único no mercado e que será reforçado, nos próximos anos, como o próprio explica neste vídeo:

Novo emblema Dacia

A renovada Dacia é devidamente incarnada nos novos logotipo e emblema, símbolos de uma marca singular e que continua a afirmar-se.
Estes dois elementos foram desenhados internamente pela equipa de Design, com o objectivo de expressar o essencial e as pedras angulares da marca desde a sua origem.

O logotipo, um elemento central da nova identidade visual, inspira robustez e estabilidade desde o primeiro olhar. O desenho das letras é, propositadamente, minimalista – o D é um C invertido – como se incorporasse o espírito frugal e inteligente da marca. Esta impressão geométrica do logótipo dá, à sequência de letras, um movimento de inspiração quase mecânico.

Primordial ao logótipo, o emblema representa o encontro do D e do C, como duas peças que se ligam para formar o elo de uma corrente, símbolo de solidez e da ligação. Um poderoso elemento gráfico, o emblema tornará fácil a identificação da marca mesmo à distância.

A Dacia adoptou o verde

A paleta de cores, em torno de um verde-caqui, pretende evocar a proximidade da marca com a natureza. As cores secundárias completam a gama:

  • Cores mais “terra”: três cores secundárias mais “terrosas” – Caqui escuro, Terracota e areia.
  • Duas outras cores secundárias – um laranja e um verde vivo – completam a paleta e acrescentam um toque mais “tecnicista”.

O espírito da marca está também ele incorporado na nova abordagem iconográfica, simbolizando o desejo de liberdade, de recarregar as baterias, de voltar ao que é essencial. Estas são necessidades generalizadas, que levam as pessoas a concentrarem-se no que realmente importa e a desligarem-se do supérfluo.

Lançamento em várias etapas

A partir deste mês, a nova identidade da marca vai ser apresentada através de vários canais de comunicação: sites da marca, publicidade, brochuras… Os pontos de venda da Dacia adaptarão, gradualmente, a nova identidade da marca, a partir do começo de 2022. Enquanto os automóveis passam a envergar o novo logótipo e o emblema, na segunda metade de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *