Noruega proíbe venda de carros a combustão em 2025 – mas pode atingir isso já em 2022

A Noruega tem uma das mais ambiciosas metas para o fim da comercialização dos carros a combustão em 2025 – mas na prática poderá conseguir esse objectivo no próximo ano (2022).

Enquanto alguns países vão timidamente atirando a perspectiva do fim da venda de automóveis com motores a combustão lá para o final da década, e com inúmeras ressalvas que poderão permitir que continuem a ser vendidos por muitos mais anos, na Noruega essa proibição está programada já para 2025 – mas o mais impressionante é que o próprio mercado poderá antecipar isso já para o próximo ano.

Segundo as últimas projecções, as vendas de carros a combustão na Noruega poderão terminar já em Abril de 2022.

No passado mês de Julho as vendas de carros a gasolina e diesel caíram para menos de 1.000 unidades por mês, e olhando-se para o top de vendas deste ano, temos 14 carros 100% eléctricos nas 15 primeiras posições – com o Tesla Model 3 a liderar as vendas.

Este seria o exemplo perfeito que, idealmente, deveria ser replicado em todos os país, com o próprio mercado a antecipar-se às “proibições” que vierem a ser impostas, e dessa forma tornando-as praticamente irrelevantes. Infelizmente, suspeito que por cá continuaremos a servir como país de despejo para automóveis a combustão usados vindos de outros países por muitos mais anos; embora seja inevitável que também isso comece a sofrer uma transição para a importação de carros eléctricos usados, a preços mais convidativos que os que por cá são praticados.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *