Nova fábrica da CATL produz 1 célula de bateria por segundo

A CATL é o maior fabricante de baterias no mundo, e com a sua nova fábrica vai distanciar-se ainda mais dos concorrentes.

A CATL tem mantido a primeira posição a nível do fabrico de baterias há mais de meia década, detendo cerca de 30% do mercado nas baterias, e fazendo diversos avanços de forma regular. Recentemente revelou as suas baterias Shenxing LFP (lithium-iron-phosphate) que proporcionam uma autonomia de 400 km com apenas 10 minutos de carregamento, e as suas baterias Qilin também têm feito grande sucesso entre os fabricantes de automóveis eléctricos.

A empresa iniciou a produção de baterias na sua nvoa fábrica em Guizhou, na China, onde uma avançada linha de produção consegue criar uma célula de bateria a cada segundo, e todo um pack de baterias para um automóvel eléctrico em menos de três minutos. Nesta primeira fase a fábrica terá uma capacidade de produção de 30 GWh de baterias por ano, que será duplicada para os 60 GWh/ano quando a fábrica concluir a expansão da sua segunda fase.

As baterias são um elemento crítico para os automóveis eléctricos, e muitos fabricantes estão limitados nos planos de transição e ampliação de modelos eléctricos precisamente devido ao facto de não conseguirem assegurar baterias em volume suficiente. Com esta nova fábrica, a par de muitas outras que estão em construção por todo o mundo, isso deverá ser algo que deixará de ser um problema nos próximos anos.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *