A Tesla continua a promover o seu modo FSD, agora com a redução da mensalidade para metade no modo de subscrição.
Há anos que a Tesla vende a ideia de que o seu modo FSD (Full Self Driving) é a grande mais valia nos seus automóveis – em tempos prometendo que os carros poderiam funcionar como “táxis autónomos” enquanto os donos não precisassem deles, fazendo com que os automóveis ganhassem dinheiro e se pagassem a eles próprios (algo que nunca se concretizou na realidade). Com a mudança do sistema FSD para um baseado em AI, a Tesla parece achar que está finalmente pronta para lançar a funcionalidade FSD.
Nas últimas semanas temos visto nos EUA coisas como a “obrigatoriedade” de se demonstrar o modo FSD a novos compradores de Teslas, e oferta de um mês de FSD gratuito. E a isso junta-se agora a redução substancial do custo do acesso ao modo FSD no modo de subscrição, que custava $199 por mês e passa agora a custar $99 – sendo também visível a nova designação mais realista de “FSD Supervised” que indica que o condutor terá que se manter atento constantemente.
You can now subscribe to FSD (Supervised) for $99/month in the UShttps://t.co/0IwC9GC0aF
Upgrades > Software Upgrades > Subscribe
— Tesla (@Tesla) April 12, 2024
Nos EUA a opção FSD custa 12 mil dólares, pelo que a nova mensalidade se torna bastante mais apelativa para quem quiser usar o modo FSD apenas durante períodos ocasionais (esta mensalidade permite usar o FSD mensalmente durante dez anos até que se atinja o custo do FSD pago de uma vez – mas ficando sujeita à variação do custo da mensalidade).
Vídeos do modo FSD v12 mostram que o sistema é realmente impressionante, mas o grande problema com isto (e outros sistemas idênticos) é que continua a ser extremamente preocupante que o carro consiga conduzir perfeitamente durante 99.9% do tempo, mas depois exista 0.1% de probabilidade de poder causar um acidente caso o condutor não esteja atento e pronto para assumir o controlo imediatamente, potencialmente sem que sequer seja dado qualquer pré-aviso.