A Tesla efectuou a primeira entrega totalmente autónoma, de um Model Y saído da fábrica a conduzir sozinho até ao cliente.
A Tesla iniciou em Junho o serviço Robotaxi como tinha prometido (embora numa pequena secção de Austin e apenas para clientes seleccionados), mas quis fechar o mês em grande com outra das suas promessas de longa data. A empresa de Elon Musk efectuou com sucesso a primeira entrega de um carro saído da fábrica a conduzir de forma autónoma até ao cliente, efectuando um trajecto de cerca de 30 minutos, incluindo condução em zonas urbanas e vias rápidas.
Inicialmente o carro foi acompanhado por outros veículos da Tesla, que a certo ponto se parecem ter afastado – não sendo indicado se se manteve algum carro a segui-lo por motivos de segurança. A própria Tesla refere que o carro apenas tem modo FSD “Supervisionado”, pelo que se torna um pouco confuso saber como colocou um carro sem “supervisão” a circular na via pública.
World’s first autonomous delivery of a car!
This Tesla drove itself from Gigafactory Texas to its new owner’s home ~30min away — crossing parking lots, highways & the city to reach its new owner pic.twitter.com/WFSIaEU6Oq
— Tesla (@Tesla) June 28, 2025
De notar que o facto de não ter passageiros humanos a bordo não iliba a responsabilidade da “supervisão”, já que embora não exista o risco de poder magoar os ocupantes, permanece o risco de qualquer anomalia poder causar acidentes que afectem outros veículos na estrada.
Nos próximos meses veremos se efectivamente a Tesla conseguirá fazer com que este modo de entregas autónomas se torne no sistema habitual, ou se tudo isto não terá passado de uma manobra de marketing sem efeitos práticos no futuro imediato.