Nissan e-4ORCE proporciona a qualquer condutor conforto e controlo de excepção

No novo mundo dos automóveis eléctricos de comercialização em larga escala, uma área na qual a Nissan foi pioneira com o Nissan LEAF há uma década, verificou-se uma tendência crescente para dar ênfase ao desempenho puro.

A combinação de um motor eléctrico e bateria proporciona níveis de aceleração e binário outrora reservados aos automóveis superdesportivos ou comboios-bala. Ainda que a emoção a eles associada seja inegável, a Nissan está a adoptar uma abordagem equilibrada e centrada no cliente, que vai para além da simples velocidade, com a sua mais recente tecnologia de grupo motopropulsor eléctrico.

Esta tem o nome de e-4ORCE (pronuncia-se “e-force”), uma nova e revolucionária tecnologia de controlo de tracção integral, que permite binário instantâneo nas quatro rodas e potência equilibrada e previsível em qualquer situação.

O “e” em e-4ORCE representa o sistema de transmissão de motor 100% eléctrico da Nissan. “4ORCE” (pronunciado force) evoca a energia e a potência do automóvel e o “4” representa o controlo de tracção integral.

Actualmente nas suas fases finais de desenvolvimento, a tecnologia de controlo de tracção integral e-4ORCE da Nissan consegue um equilíbrio entre desempenho potente e controlo inigualável, proporcionando entusiasmo sempre que se pressiona o acelerador e assegurando, ao mesmo tempo, conforto e segurança para todos os que se encontram no automóvel.

Com gestão da potência e do desempenho de travagem para suavidade e estabilidade máximas, o e-4ORCE reforça a confiança do condutor detectando fielmente a linha de condução pretendida numa variedade de superfícies, sem que o condutor tenha de mudar a sua forma ou estilo de condução.

Durante o Salão Automóvel de Tóquio 2019 e no CES em Las Vegas no início deste ano, a Nissan demonstrou a sua tecnologia e-4ORCE num automóvel de teste especialmente construído sobre um LEAF e+, de modo a permitir que os condutores sentissem o potencial dessa tecnologia.

Mantendo o tema do “controlo de tracção integral”, a tecnologia e-4ORCE apoia os condutores de quatro formas.

1. Sistema totalmente eléctrico

Simplificando, o Nissan e-4ORCE é um sistema avançado baseado em motores eléctricos duplos. Até agora, todos os automóveis eléctricos da Nissan utilizaram um motor eléctrico único, normalmente para tracção dianteira. À medida que a Nissan vai diversificar a sua gama de automóveis eléctricos, um sistema de tracção integral é um passo seguinte lógico, principalmente quando o Ariya Concept antecipa um futuro crossover eléctrico.

A tecnologia de controlo do grupo motopropulsor eléctrico da Nissan no automóvel de teste do e-4ORCE reage aos comandos do condutor com uma ultra-precisão que é três vezes mais rápida do que um piscar de olhos.

Desta forma, o sistema não só proporciona ao condutor aceleração suave e instantânea, como também assegura que a tecnologia de controlo é capaz de lidar com uma grande variedade de cenários. De facto, apesar de incluir aceleração imediata, o e-4ORCE destaca-se verdadeiramente quando o condutor tem de reagir subitamente para evitar algo na estrada, como um animal ou objecto. O sistema gere e transmite as intenções e expectativas do condutor de forma instantânea mas suave e eficiente.

Os engenheiros da Nissan aproveitaram os conhecimentos obtidos com o ATTESSA E-TS, o sistema de gestão de binário do Nissan GT-R e o sistema 4×4 inteligente do Nissan Patrol para maximizar o controlo da potência, da travagem e do chassis. A longa história da Nissan no desenvolvimento de automóveis eléctricos e de sistemas de tracção integral avançados assegura que o e-4ORCE será um dos sistemas mais robustos disponíveis.

2. Comportamento extraordinário

A tecnologia de controlo do e-4ORCE proporciona um controlo do chassis equilibrado, detecção de trajectórias e precisão de direcção em todas as circunstâncias, mantendo a previsibilidade do comportamento do automóvel mesmo durante manobras súbitas. O sistema modula constantemente a potência de cada motor eléctrico duplo a bordo, bem como o controlo de travagem de cada roda, de modo a entregar um controlo total ao condutor.

Normalmente, ao curvar, um veículo tende a desviar-se para o exterior da curva durante a aceleração (subviragem), fazendo com que o condutor aplique mais direcção ou diminua a velocidade. O e-4ORCE distribui o binário para as rodas dianteiras e traseiras do veículo de modo a maximizar a aderência de cada pneu de acordo com as condições da superfície da estrada e a situação do automóvel.

O equilíbrio de tracção integral do e-4ORCE tem como predefinição uma distribuição 50/50, mas pode também transferir até 100% da potência para as rodas dianteiras ou traseiras, ou qualquer combinação intermédia, para vários tipos de estrada e condições de condução. A força de desaceleração é controlada na perfeição em cada uma das quatro rodas, através de uma combinação de travagem regenerativa e travagem hidráulica, melhorando assim o desempenho em curvas e a desaceleração.

O resultado é um maior nível de controlo, principalmente em curva, que proporciona aos condutores uma experiência agradável, suave e previsível, com ajustes mínimos à direcção.

3. Conforto fiável para todos

Desde o início, a equipa de engenharia avançada responsável pelo desenvolvimento do e-4ORCE definiu o conforto como uma das principais prioridades. O desafio era assegurar o impressionante desempenho do automóvel eléctrico e, ao mesmo tempo, proporcionar uma viagem suave a todos os ocupantes em vários cenários de condução.

A travagem regenerativa é uma das imagens de marca de um automóvel eléctrico. A tecnologia permite que a energia seja recapturada quando o automóvel abranda e, em seguida, envia a electricidade novamente para a bateria. Uma vez que o sistema e-4ORCE gere a travagem e a potência de cada roda, quando a travagem regenerativa é accionada, os motores eléctricos dianteiro e traseiro trabalham para reduzir a oscilação e os movimentos bruscos do automóvel. Tal ajuda a manter o habitáculo mais nivelado, o que confere os passageiros que nele se encontrem um maior nível de conforto, por exemplo, no pára-arranca do trânsito.

4. Maior confiança na estrada

A condução em superfícies desafiantes, como estradas molhadas, com gelo ou neve, pode ser stressante até mesmo para o condutor mais experiente. O grupo motopropulsor eléctrico e o controlo do sistema de travagem do e-4ORCE asseguram que a potência é fornecida, em cada momento, às rodas com maior aderência e, ao mesmo tempo, estabilizam as oscilações do automóvel para manter o controlo do comportamento e a precisão das trajectórias. Se o condutor aplicar demasiada potência, o sistema irá gerir a entrega desta às rodas para assegurar a manutenção da estabilidade e da trajectória, mesmo em estradas com piso escorregadio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *