Fabricantes alemães contra tarifas sobre carros eléctricos chineses

Os maiores fabricantes alemães – Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW – estão contra as recentes taxas adicionais aplicadas aos automóveis eléctricos vindos da China.

Recentemente a UE aplicou novas taxas de até 38% aos veículos eléctricos importados da China. Mas embora a medida seja apresentada como forma de proteger os fabricantes europeus, são os próprios fabricantes europeus que dizem estar contra esta medida. Estas empresas alertam para que estas medidas proteccionistas da UE podem desencadear uma guerra comercial, prejudicando empresas e interesses europeus, e que a UE deveria estar mais preocupada em proteger o comércio aberto do que criar barreiras.

É preciso ter em conta que a medida não prejudica apenas os fabricantes chineses, mas também marcas como a Tesla, BMW, Volvo, Dacia da Renault, que exportam automóveis fabricados na China para a Europa. Enquanto isso, alguns fabricantes chineses já se vão preparando para contornar estas tarifas, montando fábricas em território europeu.

Uma coisa é certa, quaisquer que sejam as taxas aplicadas, serão os consumidores europeus a ter que as pagar, quer seja para marcas chinesas como para marcas europeias que tenham as fábricas na China.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *